Márcia Dias |
Para a ÀGORA CULTURAL Eventos e Consultoria, escolhemos o nome pelo que representou no passado para os gregos e continua a representar no presente no mundo globalizado. Somos uma empresa que promove eventos no âmbito cultural e de capacitação profissional e prestamos consultoria.
"A escolha do nome não é tarefa simples, já que sempre esperamos usar o nome por muito tempo - um indicativo de perenidade do negócio. Existe uma vasta quantidade de posts sobre o assunto em blogs de marqueteiros, mas acredito que podemos nos ater a algumas questões mais simples e objetivas. A primeira é saber o objetivo do negócio. Se o foco do empreendimento for bem estreito e a pretensão de crescimento, modesta, não há muito problema em personificar o nome da empresa com o do dono. Mas se o objetivo for construir uma empresa maior, que tenha mais de um único produto ou serviço, é melhor pensar mais profundamente sobre o assunto.
Acredito que seja melhor facilitar a vida dos seus clientes-alvo e tentar colocar no nome da empresa alguma indicação do que ela faz. Nomes muito criativos, abstratos e palavras inventadas, são para quem tem, ou terá recursos para ensinar ao mercado o que aquele nome representa. Também acho importante que o nome possa dar uma ideia dos atributos principais do negócio, novamente facilitando a vida dos futuros clientes e de quem precisará entender o que sua empresa faz. Alguns detalhes menores também ajudam: nomes curtos e simples costumam facilitar, enquanto que nomes complexos, com muitas letras e até números, tendem a dificultar.
Por último, devemos lembrar que é possível mudar de nome se o negócio evoluir para uma atuação diferente ou maior. Não é a coisa mais fácil de se fazer, mas longe de ser impossível, por isso também não vale muito a pena ficar paralisado por conta desse tema, tampouco brigar com os sócios se cada um prefere um nome diferente. Escolha um e siga em frente. "
* Daniel Heise é empreendedor em série e sócio-fundador do Grupo Direct
E-mail: dsheise@gmail.com
Blog: www.aprendendoempreendendo.com
Twitter: @dsheise
PEGN