Levantamento realizado pela Marketing Cultural Online para identificar o perfil dos 100 patrocinadores que mais investiram em cultura no ano passado, via lei Rouanet, retrata uma pesquisa que mostra o quantitativo de projetos apoiados por cada empresa no universo de 23 segmentos artístico-culturais.
A Petrobras lidera a lista, e os únicos setores que não tiveram apoio da empresa durante 2008 foram Congresso e Curso. A empresa demonstrou interesse maior pelos livros e pela produção cinematográfica.
A Usiminas é uma tradicional investidora, com preferência para o Teatro, mas o levantamento mostrou que ela também valoriza os Planos Anuais de Atividades de grupos importantes, principalmente os ligados à dança.
A Cemig – através da Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão – foi um sustentáculo importante para os produtores do Estado de Minas Gerais, alcançando números de investimento superiores ao da própria Usiminas, inclusive no número de projetos apoiados.
Também o segmento de livros foi o preferido pelas duas empresas.
Da região Norte apenas a Arosuco, sediada em Manaus e pertencente à AmBev, situou-se entre os 100 maiores patrocinadores, e deu preferência a projetos de Música Popular e Carnaval, embora tenha apoiado outros quatro segmentos.
O Nordeste foi representado pelo Banco Alvorada (ligado ao Bradesco) e o atuante Banco do Nordeste. O primeiro deu preferência a projetos de Carnaval, mas a instituição de fomento da região diversificou seus patrocínios, com ligeira preferência para projetos voltados para os Livros/Literatura.
Na região Sul o maior investidor foi a Souza Cruz, que apesar das restrições legais para a divulgação de seus produtos, aplicou quase R$ 6,5 milhões em projetos via lei Rouanet, com interesse maior, também, pelo segmento Livro/Literatura. Música Popular, Artes Integradas e Teatro tiveram a segunda maior preferência no momento de decidir os apoios.
No Paraná, a Volvo foi a maior patrocinadora, com clara preferência para o segmento de Teatro. Dos 30 projetos patrocinados, nove foram direcionados para este segmento.
Na região Sudeste, a Petrobras, Vale do Rio Doce e Eletrobrás mantêm o Rio com três entre os quatro maiores patrocinadores culturais. A Vale prefere a diversidade, por isso o maior segmento apoiado foi Artes Integradas, enquanto a Eletrobrás teve uma clara preferência pelo Teatro, como fruto de sua política prioritária para este segmento.
A primeira empresa de São Paulo classificada como maior patrocinadora está o Bradesco (quinto colocado), que também deu preferência às Artes Integradas, seguidas de Teatro.
Fonte: MKT Cultural, on line.