Publicado em 12/05/2010, às 12h46
Angra dos Reis
Ig. Sta. Rita, Paraty, RJO Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vai capacitar 20 operários da empresa Higheng que trabalham na limpeza, manutenção e conservação dos monumentos, praças e prédios históricos em Angra do Reis.
As oficinas começam amanhã (13), das 9h às 17h, e vão até sexta-feira (14), com aulas teóricas e práticas no convento São Bernardino de Sena e ainda visitas técnicas a Igreja Matriz, Museu de Arte Sacra, entre outros locais e prédios tombados pelo Iphan.
Parceria entre a TurisAngra e o Iphan - oficinas voltadas para a prática em alvenaria e argamassa direcionadas as obras e reformas na conservação e restauro do patrimônio cultural. Responsável pelo Treinamento: Mestre em artífice do Iphan, Antonio Carlos Corrêa.
A proposta do curso é orientar os operários sobre a maneira correta de realizar as obras e reformas nos prédios históricos e conscientizá-los da importância de seguirem um padrão de intervenção nas edificações, preservando as formações originais de imóveis tombados.
No curso serão abordadas com os operários: técnicas construtivas tradicionais, tipos de edificações, diagnóstico de alvenarias e argamassas, materiais utilizados, processo de ampliação da argamassa a base de cal, remoção de materiais soltos, escovação, técnicas e cuidados necessários, o aspecto arqueológico, entre outros.
- As argamassas à base de cal são mais adequadas às edificações históricas apresentando uma maior compatibilidade com alvenarias de pedra e cal, adobes, taipas entre outras - exemplificou o professor Antonio Carlos Corrêa, do Iphan, o Mestre Maricá, que irá ministrar as oficinas.