Baroneza, a primeira locomotiva a circular no Brasil.
O ferroviário, trabalhador das estradas de ferro, também tem o seu dia. nesta data porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com as ilustres presença do imperador dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.Meu avô foi Ferreiro da Estrada que passa por Mangaratiba. Concluída em 1870, a Estrada de Ferro D.Pedro II e em 1914 a Estrada de Ferro Central do Brasil, concluia um ramal interligando a região ao Rio de Janeiro.
"A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá."
A malha ferroviária brasileira foi responsável por trasnformações sócioespacias de cidades grande e pequenas. O Porto do Rio de Janeiro ligava as Minas Gerais (período aurífero) a Europa. Recebia mercadorias e exportava ouro e outro minérios ainda trazidos em lombos de muares por Tropeiros. A estrada de ferro acabou por eliminar esta profissão mas desempenhou papel importante na região, desenvolvendo núcleos e abrindo frentes de trabalhos.
"A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. "